quarta-feira, 26 de outubro de 2011

BOO !

                                                                           Amanteigado de Castanha decorado
                                                                                    Foto: Bet Gallo
  
   A origem do halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C, embora com marcadas diferenças em relação às atuais abóboras ou da famosa frase “tricks or treats” gostosuras ou travessuras.

   Originalmente, era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão. Sabe-se que as festividades do Samhain eram celebradas muito possivelmente entre os dias 5 e 7 de novembro (a meio caminho entre o equinócio de verão e o solstício de inverno).Eram precedidas por uma série de festejos. A "festa dos mortos" era uma das suas datas mais importantes, pois celebrava o que para nós seriam "o céu e a terra".
  
    Na origem cristã, esta data está relacionada com a festa em Honra de  Todos os Santos. Como festa grande, esta também ganhou a sua celebração vespertina ou vigília, que preparava a festa no dia anterior (31 de outubro).   
    Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallowed Eve: "Dia de todos os Santos" e All Hallow Een.    
    O Halloween é uma  data comemorativa celebrada todo dia 31 de outubro,véspera do dia de Todos os Santos.
                                       
Amanteigado de Cacau decorado
Foto: Barbara
                                                                               

Acredita-se que, a relação desta comemoração com as bruxas teria começado na idade Média durante as perseguições incitadas por líderes políticos e religiosos, através dos julgamentos pela inquisição com o intuito de condenar as pessoas que fossem consideradas curandeiras e/ou pagãos.

               Ela é realizada em grande parte nos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos. Neste país, levada pelos imigrantes irlandeses em meados do século XIX.


        O termo "Dia das bruxas" não é utilizado pelos povos de língua inglesa,     sendo essa designação apenas dos povos de língua portuguesa
  
Em 2005, foi criado pelo governo do Brasil, o dia do Saci, também comemorado todo dia 31 de outubro.
                               

Pão de Mel decorado
Foto: Barbara



Fonte, e texto completo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_das_bruxas

Nenhum comentário:

Postar um comentário